Você conhece a dimensão da governança de dados?
A governança de dados envolve políticas, procedimentos, pessoas, dados e possui a tecnologia como facilitador para definir a direção certa e garantir que tudo ocorra de acordo com as expectativas, necessidades e diretrizes de segurança da organização.
Os parâmetros definidos pela governança podem integrar em suas normas desde confiabilidade e segurança, até a definição de indivíduos responsáveis pela gestão da infraestrutura e dados e, neste caso, as ferramentas aliadas a tecnologias são excelentes para contribuir com os processos.
A governança de dados dentre todas as funções, por vezes, é aplicada para evitar vazamentos de dados, silos e, acessos indevidos as informações organizacionais. Essa atividade permeia entre a liberdade dos acessos e o controle, portanto, as empresas devem buscar a harmonia, fornecendo os acessos de forma ágil para que os usuários possam inovar e ao mesmo tempo ter o controle para garantir que os dados sejam operados com responsabilidade.
Entendemos o que é a governança e qual é a sua dimensão. Agora, por que as empresas deveriam se preocupar com ela?
Com aplicação da governança efetiva nos dados são estendidos os controles de segurança e privacidade, os dados podem ser monitorados para garantir a qualidade das informações, as análises de negócio são promovidas para um nível superior devido a coerência dos dados e confiabilidade das informações, o tempo entre a busca de um dado e a concretização de novas análises também pode ser reduzido, além de evitar duplicações de dados e processos de análise. Estes são apenas alguns aspectos, a governança pode ir muito além, incorporando a gestão de outros recursos e funções de acordo com as particularidades de cada organização.
A essa altura, temos a compreensão dos benefícios de termos a governança de dados alinhada com as expectativas do negócio. No entanto, no domínio da tecnologia, quais ferramentas são aliadas da governança?
A oferta de recursos no mercado é numerosa, são várias alternativas com características e funções distintas. Porém, neste momento iremos focar no Microsoft Purview, tendo em vista a sua alta demanda na composição de arquiteturas de dados no Azure.
O Microsoft Purview contribui a partir de um portal único, onde é possível gerir os diversos repositórios de dados das empresas. A grande vantagem do portal, é a unificação das soluções de escaneamento, catalogação e classificação, fornecendo visibilidade total aos usuários a partir de um único recurso.
O portal pode ser utilizado nos processos de análise exploratória, documentação de repositórios como o Data Lake, identificação e compreensão dos fluxos de integração a partir da linhagem dos dados e na identificação de metadados de objetos como as tabelas, arquivos ou relatórios.
O Purview permite que sejam estabelecidos processos de identificação e classificação de, por exemplo, dados considerados sensíveis pelas políticas da organização. A documentação dos ativos também pode ser aprimorada através de descrições, definições dos proprietários e especialistas dos dados, atributos personalizados e termos de glossário individualizados para cada ativo.
As camadas superiores, como o Mapa de Dados, proporcionam aos usuários uma visão macro de todos os recursos da arquitetura e, em conjunto com Catálogo de Dados, estabelecem a união entre os usuários técnicos, que detém conhecimento sobre as integrações e os usuários de negócio, que contribuem com o esclarecimento dos métodos, regras e fluxos da organização.
Essas são apenas algumas características e funcionalidades do Microsoft Purview. O recurso é amplo e possui ainda mais funções para apoiar no processo de governança. Tendo isso em vista, sugerimos iniciar aos poucos e com objetivos bem definidos, dando preferência para projetos piloto que possam validar cada caso de uso.
Por fim, é importante olharmos para a governança como um processo contínuo, que deve ser revisitado e atualizado conforme a constante evolução dos negócios.
Esperamos que este Post tenha ajudado na compreensão dos fundamentos da governança de dados e no entendimento de alguns dos recursos presentes no Microsoft Purview.
Até o próximo Post! 😊