Fale Conosco

Converse com nossos especialistas e descubra como transformar seus dados em informações seguras, disponíveis e acessíveis.

Endereço

Rua Angelo Antonello, 93 – Sala 62, Centro – Farroupilha/RS – CEP: 95170-492

Contato Comercial

Email: contato@cdbdatasolutions.com.br
Telefone: (54) 3401-1471

Localização Padrão dos Arquivos dos Bancos de Dados do SQL Server

  • Por Rodrigo Crespi
  • 07/04/2022
  • 19 Visualizações

Olá pessoal!
Hoje vamos falar um pouco sobre o padrão de localização de arquivos dos bancos de dados e como no passar dos anos nós focamos em soluções complexas, automações, alta disponibilidade, tuning etc.

Nossa recomendação é que esta parametrização seja feita durante o processo de instalação do SQL Server, uma vez que, o caminho de armazenamento seja em unidades diferentes do padrão da instalação do mesmo.

Ops! Não defini o diretório durante a instalação. O que devo fazer?

É possível alterar.
Somente há o inconveniente de que é preciso reiniciar o serviço do SQL Server.


O motivo é porque o parâmetro fica armazenado no registry do Windows, e mesmo que seu sistema operacional não seja o Windows, os dados são carregados pelo serviço na inicialização dele.

A definição do local padrão para os arquivos de dados, logs e backup através do SSMS que pode ser acessada pelo menu do botão direito sobre a instância, propertiesdatabase settings.

Se você quiser utilizar o t-sql para confirmar esta informação basta utilizar o comando:

No entanto, se fizermos a troca do diretório default, todos os novos bancos de dados criados receberão esse novo padrão. Troquei na minha instância conforme a imagem abaixo:

Vale ressaltar, que se você utilizar a query anterior para verificar os diretórios padrões, irá notar que nada mudou. Novamente, isso é uma característica de sistema. Ele só assumirá os novos padrões depois de reiniciar a instância.

Caso você esteja utilizando o SQL Server em um Windows Core e está sem acesso ao SSMS, ou ainda, desenvolvendo um processo de automação para deploy de diversas instâncias, é interessante saber que o SQL Server guarda estas informações de diretório padrão em chaves do registro do sistema.

Mais precisamente em:


“Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Microsoft SQL Server\MSSQL13.MSSQLSERVER2016\MSSQLServer\DefaultData” para os arquivos de dados, DefaultLog para os arquivos de log e BackupDirectory para backup.

Em caso de acesso remoto ao servidor do SQL Server é possível com uma conexão ssh validar e até definir o valor utilizando o PowerShell.
Nos scripts abaixo, exemplifico como receber o valor da propriedade e definir um novo valor:

“Get-ItemProperty -Path ‘HKLM:\SOFTWARE\Microsoft\Microsoft SQL Server\MSSQL13.MSSQLSERVER2016\MSSQLServer\’ -Name DefaultData”

OU

“Set-ItemProperty -Path ‘HKLM:\SOFTWARE\Microsoft\Microsoft SQL Server\MSSQL13.MSSQLSERVER2016\MSSQLServer\’ -Name DefaultData -Value ‘d:\data’”

Conhecer a localização dos arquivos de bancos de dados SQL Server é fundamental, especialmente quando há muitos servidores que são administrados diariamente pelo DBA.

Por hoje era isso pessoal, espero que tenham gostado.

Até o próximo post!