Clicky

Fale Conosco

Converse com nossos especialistas e descubra como transformar seus dados em informações seguras, disponíveis e acessíveis.

Endereço

Rua Angelo Antonello, 93 – Sala 62, Centro – Farroupilha/RS – CEP: 95170-492

Contato Comercial

Email: contato@cdbdatasolutions.com.br
Telefone: (54) 3401-1471

O que são Azure Functions?

  • Por Juliano Bernardo da Silva e Luciano Gambato
  • 02/06/2022
  • 440 Visualizações

Olá, pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre o Azure Functions.

Trata-se de uma solução onde o Azure disponibiliza os recursos e você fica responsável somente por manter o código. Dessa forma, você não precisa se preocupar em implantar e manter servidores porque a infraestrutura em nuvem fornece todos os recursos necessários para manter os aplicativos em execução de forma atualizada e com possibilidade de escalar conforme a demanda.

Um exemplo bem simples de utilização seria o seguinte: digamos que você precisa enviar e-mails que contém informações de diagnósticos para os seus clientes de forma periódica. Você pode implementar essa solução de algumas formas, uma delas seria desenvolver uma aplicação utilizando a plataforma .NET, implantar e hospedar utilizando um servidor o qual precisa ser configurado e gerenciado tornando o processo custoso considerando que a aplicação será responsável apenas por enviar e-mails. Uma outra abordagem seriam as Azure Functions, com elas, você elimina a necessidade de configurar e gerenciar um servidor, podendo focar no essencial, o código.

Na Figura abaixo é apresentado uma arquitetura de referência que ilustra um caso de uso das Azure Functions, onde, elas são integradas com as soluções Power Platform da Microsoft.

Precisamos levar em consideração alguns detalhes importantes antes de começar a implementar as soluções, a primeira são os runtimes, as Azure Functions oferecem suporte para vários tipos, sendo que podemos citar alguns exemplos como .NET, Python, Powershell, etc. Portando é necessário avaliar os requisitos da sua aplicação antes de qualquer coisa. O segundo detalhe é avaliar os custos envolvidos com os diferentes planos de cobrança que o Azure oferece, os quais, estão separados em Consumption, Premium e Dedicated.

               A Tabela abaixo apresenta as principais características de cada plano para que você consiga avaliar e decidir qual atende melhor a sua demanda.

Bom, por hoje é isso pessoal, esperamos que vocês tenham gostado e que possam aproveitar todas as facilidades que as Azure Functions oferecem.

Nos vemos no próximo post!Sorriso

Abrir bate-papo
Olá! Somos especialistas em Infraestrutura e Inteligência de Dados.
Como podemos ajudá-lo?