Você conhece o Azure Synapse Analytics?
Hoje vamos abordar as funcionalidades deste recurso e apresentar as principais características do Serverless SQL Pool.
O Synapse Analytics é um recurso disponível no Azure que oferece para os usuários uma plataforma unificada para análise de dados. No ambiente estão disponíveis ferramentas para integração, processamento, armazenamento e visualização de dados com escalabilidade garantida pela Microsoft.
As ferramentas deste recurso estão divididas em integração, gerenciamento, monitoramento e segurança e de dados e agrupadas no Synapse Workspace.
Na camada de análise de dados estão disponíveis os recursos SQL (Serverless e Dedicated SQL Pool), Apache Spark e Data Explorer.
Neste Post, vamos abordar a camada SQL com foco no serviço Serverless.
Este serviço é disponibilizado por padrão em conjunto com o provisionamento do Workspace e pode, por exemplo, ser utilizado para consumir os dados de arquivos no Azure Data Lake ou Azure Cosmos DB logo após a criação do Workspace, sem a necessidade de gerenciar infraestrutura de servidores.
A camada Serverless habilita a conexão direta com os repositórios através de External Tables e consultas ad-hoc, usando Transact-SQL (T-SQL). Por não exigir reserva de recursos, possui cobrança conforme volume de dados processados.
O Serverless é eficiente quando utilizado em processos de análise exploratória por permitir o consumo de arquivos em diversos formatos (.parquet, .csv., delta, .json etc.) e na construção de arquiteturas de Data Warehouse lógico ou Data Lakehouse, onde o objetivo é disponibilizar uma interface de consumo para os usuários finais.
Na camada de gerenciamento o Serverless permite a criação de recursos externos (file format, tables, data sources), views e schemas, jáno quesito segurança, estão disponíveis os modelos de autenticação SQL, onde são definidos usuários e senhas e o modelo Entra (antigo Azure AD) para integração com os usuários e grupos do Microsoft Entra, além de comportar a criação de credentials e definição de permissões (grant, deny ou revoke).
Se você gostaria de mais detalhes sobre a arquitetura Serverless do Synapse Analytics, recomendamos a leitura da documentação: Synapse SQL architecture – Azure Synapse Analytics | Microsoft Learn
Além desta, sugerimos também a seguinte leitura para a compreensão das restrições desta ferramenta: Serverless SQL pool self-help – Azure Synapse Analytics | Microsoft Learn
Esperamos que esse material tenha ajudado a entender um pouco mais sobre a arquitetura Serverless do Synapse Analytics.
Até o próximo post. 😊