Clicky

Fale Conosco

Converse com nossos especialistas e descubra como transformar seus dados em informações seguras, disponíveis e acessíveis.

Endereço

Rua Angelo Antonello, 93 – Sala 62, Centro – Farroupilha/RS – CEP: 95170-492

Contato Comercial

Email: contato@cdbdatasolutions.com.br
Telefone: (54) 3401-1471

,

Serverless SQL Pool no Azure Synapse Analytics

  • Por Luciano Gambato
  • 25/04/2024
  • 17 Visualizações

Você conhece o Azure Synapse Analytics?

Hoje vamos abordar as funcionalidades deste recurso e apresentar as principais características do Serverless SQL Pool.

O Synapse Analytics é um recurso disponível no Azure que oferece para os usuários uma plataforma unificada para análise de dados. No ambiente estão disponíveis ferramentas para integração, processamento, armazenamento e visualização de dados com escalabilidade garantida pela Microsoft.

As ferramentas deste recurso estão divididas em integração, gerenciamento, monitoramento e segurança e de dados e agrupadas no Synapse Workspace.

Na camada de análise de dados estão disponíveis os recursos SQL (Serverless e Dedicated SQL Pool), Apache Spark e Data Explorer.

Neste Post, vamos abordar a camada SQL com foco no serviço Serverless.

Este serviço é disponibilizado por padrão em conjunto com o provisionamento do Workspace e pode, por exemplo, ser utilizado para consumir os dados de arquivos no Azure Data Lake ou Azure Cosmos DB logo após a criação do Workspace, sem a necessidade de gerenciar infraestrutura de servidores.

A camada Serverless habilita a conexão direta com os repositórios através de External Tables e consultas ad-hoc, usando Transact-SQL (T-SQL). Por não exigir reserva de recursos, possui cobrança conforme volume de dados processados.

O Serverless é eficiente quando utilizado em processos de análise exploratória por permitir o consumo de arquivos em diversos formatos (.parquet, .csv., delta, .json etc.) e na construção de arquiteturas de Data Warehouse lógico ou Data Lakehouse, onde o objetivo é disponibilizar uma interface de consumo para os usuários finais.

Na camada de gerenciamento o Serverless permite a criação de recursos externos (file format, tables, data sources), views e schemas, jáno quesito segurança, estão disponíveis os modelos de autenticação SQL, onde são definidos usuários e senhas e o modelo Entra (antigo Azure AD) para integração com os usuários e grupos do Microsoft Entra, além de comportar a criação de credentials e definição de permissões (grant, deny ou revoke).

Se você gostaria de mais detalhes sobre a arquitetura Serverless do Synapse Analytics, recomendamos a leitura da documentação: Synapse SQL architecture – Azure Synapse Analytics | Microsoft Learn

Além desta, sugerimos também a seguinte leitura para a compreensão das restrições desta ferramenta: Serverless SQL pool self-help – Azure Synapse Analytics | Microsoft Learn

Esperamos que esse material tenha ajudado a entender um pouco mais sobre a arquitetura Serverless do Synapse Analytics.

Até o próximo post. 😊

Abrir bate-papo
Olá! Somos especialistas em Infraestrutura e Inteligência de Dados.
Como podemos ajudá-lo?