Autora: Kelly Crespi
O trabalho consiste em uma das esferas mais importantes na vida dos seres humanos. Passamos mais de um terço dos nossos dias em situações e vivências do ambiente institucional que podem impactar diretamente outras áreas de nossas vidas como indivíduos únicos que somos.
Diante desta constatação, surgiu em meados do século XX, o termo “Qualidade de Vida no Trabalho” (QVT), que a partir de diversos estudos das áreas de conhecimento de psicologia, saúde e administração começaram a direcionar a atenção para a saúde física, mental e espiritual dos empregados (Pinto, Paula & Vilas Boas, 2012).
Atualmente, a QVT define-se como a percepção mental dos funcionários, da conveniência física e psicológica do local de trabalho e está relacionada com o bem-estar dos empregados no trabalho (Kanten & Sadullah, 2012).
Dentre os fatores que podem influenciar a percepção dos trabalhadores sobre a Qualidade de vida no Trabalho destacam-se a remuneração, a jornada de trabalho e o cumprimento das leis trabalhistas pelos empregadores (Paiva & Avelar, 2011). Aqui poderíamos iniciar um novo post somente para conversarmos sobre os três fatores acima citados.
Existem autores que falam em 6, 8, 9 … dimensões da Qualidade de Vida no Trabalho. Gostamos muito da adaptação de Paiva & Avelar (2011) com base no Modelo de QVT apresentado por Walton em 1973, sendo ele:
- Compensação justa e adequada;
- Condições de trabalho seguras e saudáveis;
- Oportunidade imediata para utilizar e desenvolver as capacidades humanas;
- Oportunidade futura para crescimento contínuo e segurança;
- Integração social na organização do trabalho;
- Constitucionalismo (Liberdade de expressão; Normas e rotinas; Deitos de proteção do trabalhador, etc.);
- O trabalho e sua relevância na vida do empregado;
- Relevância social do trabalho.
Sabemos como é difícil equilibrar todas as dimensões da qualidade de vida em um mundo que dispõe de tanto para nos oferecer. Temos que estar atentos ao nosso bem-estar físico, emocional, espiritual, financeiro, intelectual, social, ambiental e ocupacional. Ufa!
Logo, ter Qualidade de Vida no Trabalho de maneira produtiva e sustentável, faz parte do equilíbrio que precisamos encontrar juntamente com as demais dimensões. Vivemos em uma balança, onde cada dimensão tem seu peso pessoal.
Obrigada por sua leitura, até o próximo post! 😊
Bibliografia
Dimensões e Indicadores da Qualidade de Vida e do Bem-Estar no Trabalho
scielo.br/j/ptp/a/sQvTWxmcm68d88XjWg8yxMH/?format=pdf&lang=pt
Acessado em 07/12/2023.
As dimensões da qualidade de vida no trabalho expressas nas diretrizes organizacionais: um estudo sob a perspectiva de Walton
https://www.researchgate.net/publication/282471296_As_dimensoes_da_qualidade_de_vida_no_trabalho_expressas_nas_diretrizes_organizacionais_um_estudo_sob_a_perspectiva_de_Walton
Acesso em 07/12/2023.
Revisão Literária dos Modelos Clássicos de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho: um Debate Necessário
https://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/deafa/qvaf/evolucao_cap21.pdf
Acesso em 07/12/2023.
Qualidade de vida no trabalho (QVT): um estudo em uma instituição federal de ensino superior
https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2019v12n1p205
Acesso em 07/12/2023