Clicky

Fale Conosco

Converse com nossos especialistas e descubra como transformar seus dados em informações seguras, disponíveis e acessíveis.

Endereço

Rua Angelo Antonello, 93 – Sala 62, Centro – Farroupilha/RS – CEP: 95170-492

Contato Comercial

Email: contato@cdbdatasolutions.com.br
Telefone: (54) 3401-1471

, ,

Ferramenta de Monitoramento MySQL – Dolphie

  • Por Oberdan Schaider e Rodrigo Crespi
  • 30/11/2023
  • 225 Visualizações

Sabemos que monitorar um ambiente de banco de dados é extremamente importante. Logo, o DBA deve possuir em seu arsenal ferramentas úteis que possam auxiliá-lo em eventuais problemas e para analisar o comportamento que o ambiente apresenta, tendo evidências se está ou não estável em relação ao passado.

Nos últimos dias estivemos testando uma nova ferramenta de monitoramento MySQL chamada Dolphie (GitHub – charles-001/dolphie: An intuitive feature-rich terminal tool for monitoring MySQL in real-time). Ela é muito bacana e possui diversos gráficos interessantes, além de possuir uma diversidade de informações pertinentes durante uma análise e para acompanhamento no dia a dia.

Está é uma ferramenta com um requisito muito básico para instalação, o Phyton 3.8. Ela permite monitorar ambientes MySQL (5.6 e superior), Percona Server e RDS/Aurora. E, em testes realizados pela nossa equipe, conseguimos também conectar em um Azure Flexible Server.

Para essa demonstração, estou utilizando a versão 3.1.3 do Dolphie, porém como ilustra a imagem abaixo, já existe uma atualização.

Após nos conectarmos, temos um print de uma das visualizações dentro do Dolphie, mostrando algumas informações referente ao host, InnoDB, binlog, estatísticas e queries em execução. Neste caso não existem consultas executando, pois este é um ambiente ocioso e de teste.

Através desse painel, é possível monitorarmos operações de DML, cache, threads, redo log e disco, por exemplo. Também existe um menu com as possibilidades de monitoramento, além de uma terminologia referente as abreviações juntamente com seus respectivos descritivos:

Para utilizar o Dolphin é muito simples, após serem instalados os pré-requisitos, utilizamos o seguinte comando:

dolphie -h <ip> -u <user> -p <password>

Fica aí uma sugestão de ferramenta para utilizarem em caso de necessidade, tendo em vista que é uma ferramenta nova, porém bem estável e completa.

Até o próximo post! 😊

Abrir bate-papo
Olá! Somos especialistas em Infraestrutura e Inteligência de Dados.
Como podemos ajudá-lo?