Você conhece o Power BI Report Server? Saiba o que vai mudar, para melhor, SQL Server inclui Power BI Report Server.
Power BI Report Server
O Power BI Report Server (PBIRS) é uma solução On‑Premises da Microsoft para criação, hospedagem e distribuição de relatórios dentro da infraestrutura local de uma organização. Ele é parecido com o saudoso SQL Server Reporting Services. Aliás, ele é construído sobre a mesma base do SQL Server Reporting Services (SSRS). Ele suporta tanto relatórios paginados, com extensão rdl, quanto relatórios interativos do Power BI com extensão pbix.
Por um bom tempo essas duas soluções chegaram a coexistir em alguns ambientes. Clientes já possuíam licenças de SQL Server usando o tradicional Reporting Services e instalaram o Power BI Report Server. A ideia era trazer uma experiência visual mais aprimorada sem ter que comprar licenças de Power BI PRO ou Premium por Usuários individualmente, ainda mais para uso interno da organização.
Porém mesmo em um cenário onde se buscava uma certa economia, o licenciamento não era algo acessível para todos. Para ter direito a usar o Power Bi Report Server a empresa deveria possuir o SQL Server Enterprise Edition com Software Assurance ou então o Power BI Premium por capacidade (que hoje não existe mais) ou uma capacidade do Fabric F64 no mínimo. Além disso ainda precisava de licenças de Power BI PRO para usuários que fossem publicar relatórios.
Agora a Regra do Jogo Mudou!
A Microsoft oficializou que no SQL Server 2025 o Power BI Report Server será a solução padrão de relatórios em ambiente local, consolidando o SSRS no PBIRS, portanto não haverá nova versão separada do SSRS no SQL Server 2025. O SSRS tradicional está sendo descontinuado como produto independente, embora continue suportado para versões existentes.
E aqui que está a grande mudança e que pode gerar economia. O PBIRS passa a ser incluído em todas as edições pagas do SQL Server 2025, não apenas na Enterprise com Software Assurance. Ou seja, qualquer licença paga válida de SQL Server 2025 terá direito ao PBIRS. Portanto você poderá adquirir uma licença Standard por exemplo, e já poderá utilizar o PBIRS.
O único detalhe que pode gerar alguma frustração é que por se tratar de uma versão local e instalada e não em formato SAAS, o ciclo de atualizações do PBIRS é bem mais lento que o do Power BI Service, pois isso ocorre geralmente a cada 3 ou 4 meses.
Referências: