Autor: Rodrigo Crespi
Algumas empresas recentemente contataram a CrespiDB para ter uma replica de leitura ou um modelo de DR para os bancos de dados que estão no Azure.
É importante compreender que o Azure Database é uma camada que incluí: SQL Data Warehouse, SQL Database, PostgreSQL, MySQL e MariaDB.
Por ser uma camada, todos esses SGBDs estão dentro dos três pilares: Inteligente, Flexível e Confiável.
Logo todas as features desta camada estão disponíveis para o conjunto de SGBDs desde que a engine do mesmo permita. Logicamente que algum SGBD poderá tirar vantagem de alguma feature dentro da camada, mas no geral todos estão em igual condições de infra/arquitetura.
No geral, isso garante que a mesma estrutura de scaling ou de seguranças seja aplicada para todos os SGBDs.
OK, mas … E a réplica de leitura?
Esta é uma feature muito importante que tanto pode ser utilizada para ter uma cópia redundante do banco de dados quanto para disponibilizar uma cópia de leitura.
Abaixo segue um pequeno how-to utilizando utilizando o Azure SQL Dadatabase.
Compartilhamos um cenário bem simples onde temos um Resource Group chamado sqldb com um SQL Server chamado sqldbcrespi e um banco de dados sqldb ambos no East US.
A ideia é criar uma replica read-only no South Brazil.
Nesse momento, basta selecionar o banco de dados e geo-replication.
Depois de selecionar Brazil South basta preencher o servidor de destino.
A partir deste momento no Grupo de Recursos aparecerá um novo servidor, no caso sqldbcrespi2 localizado no Brasil, com o banco de dados sqldb no modo read-only.
Neste local é possível configurar o sizing, capturar a string de conexão, etc. Fato que você poderá redirecionar aquela conexão do Power BI sem causar locks no servidor on-line.
Até a próxima postagem! 🙂