Clicky

Fale Conosco

Converse com nossos especialistas e descubra como transformar seus dados em informações seguras, disponíveis e acessíveis.

Endereço

Rua Angelo Antonello, 93 – Sala 62, Centro – Farroupilha/RS – CEP: 95170-492

Contato Comercial

Email: contato@cdbdatasolutions.com.br
Telefone: (54) 3401-1471

Como Conectar em Banco de Dados Postgres pelo SSIS

  • Por Tiago Crespi e Rodrigo Crespi
  • 11/07/2023
  • 278 Visualizações

Uma das situações comuns nos projetos de integrações são as conexões com diversos SGBDs. Em um projeto recente houve a necessidade de uma integração entre um PostgreSQL e um SQL Server, através do SQL Server Integration Services (SSIS).

Como alguns projetos são de menor porte, ou possuem um orçamento mais baixo, pesquisamos por um conector Open. Depois de algumas pesquisas encontramos no site da Microsoft a indicação de um conector oficial do Postgres.org que utiliza uma conexão ODBC, ou seja, depois do conector instalado deve-se criar um ODBC no Windows utilizando este conector, mas vamos explicar em detalhes no decorrer do artigo.

Como podemos ver na página inicial, este conector é compatível com vários sistemas operacionais:

Para quem estiver interessado, neste mesmo site tem disponível o link do GitHub do projeto. Assim como o Postgres, este conector também é Open Source. Para iniciar o download, você pode acessar diretamente este link: https://www.postgresql.org/ftp/odbc/versions/msi/. Ele mostrará várias versões do conector, sugerimos que utilizem sempre a mais nova, pois ela é compatível com as versões anteriores e conta com as mais diversas correções. Neste artigo utilizamos a última versão disponível.

Após fazer o download do arquivo .zip, deve-se descompactar e executar o arquivo .msi.

Após a instalação do conector, é preciso criar o ODBC no Windows. A imagem abaixo mostra a configuração feita para um de nossos clientes:

Data source: Nome que será dado ao ODBC;

Description: Descrição do ODBC;

Database: Nome do banco que será feita a conexão;

SSL Mode: Tipo de criptografia que o Postgres está configurado a aceitar;

Server: Nome ou IP do servidor;

Port: Porta de conexão ao servidor;

Username: Nome do usuário que será usado para conectar;

Password: Senha do usuário da configuração acima.

Terminada a configuração do ODBC, criaremos um DataFlow. Nele devemos inserir o componente “ODBC Source”. No campo “ODBC connection manager” indicaremos o ODBC criado no Windows (nesta tela serão listados todos os ODBCs criados no Windows).

O destino pode ser um componente ADO.Net, pois será gravado em um SQL Server. Para este exemplo estamos realizando uma simples cópia de dados.

Após a configuração das conexões e criação do DataFlow podemos realizar a cópia. Esperamos que este post auxilie a encontrar a solução para algumas das conexões mais comuns em processos de extração, transformação e carga de dados (ETL).

Obrigado pela leitura e até o próximo post! 😊

Abrir bate-papo
Olá! Somos especialistas em Infraestrutura e Inteligência de Dados.
Como podemos ajudá-lo?